Efigénio Baptista – Biografia Completa
Desde que iniciou o processo de julgamento das dívidas ocultas, Efigénio Baptista, juiz do caso que enterrou milhões de sonhos de moçambicanos, ao afundar o país em crise económica sem precedentes, vm ganhando destaque nas conversas formais bem como informais, colocando-lhe numa situação que alguns consideram honrosa e outros nem por isso, considerando-na perigosa, tanto para sua vida, bem como de seus familiares, dada a sensibilidade do assunto.
O certo mesmo é que o povo olha para ele como Odin, o deus nórdico dos 7 reinos ou o pai de todos como é carinhosamente chamado na mitologia nórdica., esperando que ele faça valer a justiça, condenando de maneira exemplar aqueles que maquinaram para delinqui a pérola do Índico.
Biografia de juiz Efigénio Baptista
Moçambicano natural da província central Zambézia, no distrito de Luabo, Efigénio José Baptista tem 42 anos de idade, e é juiz de nível B.
A sua infância foi dividida entre as cidades de Quelimane (Zambézia) e Beira (sofala), onde viria a permanecer até 2003 quando admite em Exames de Admissão para o curso de direito na UEM – Universidade Eduardo Mondlane, onde veio a formar-se com excelência dada sua aplicação excelente.
Juiz desde 2011, Efigénio Baptista, já carrega cerca de 11 anos de carreira profissional, tendo já liderado vários casos de julgamento desde os pequenos, aos grandes, no entanto, nenhum deles com o nível deste último, o caso das dívidas ocultas.
A imparcialidade, a simplicidade e o humor são marcas características do juiz, facto que pode ser comprovado no julgamento do caso das dívidas ocultas que aguarda a sentença para ainda este ano, 2022.