Como comprar carro usado em Moçambique? Confira 6 dicas
Dicas para comprar um carro segunda mão

Comprar carro usado em Moçambique é uma solução para muito cidadãos aqueles que precisam de uma viatura para encurtar as distâncias percorridas diariamente, mas o orçamento não permite um automóvel novo (0 km) ou para aqueles que, simplesmente, não querem despender um valor muito elevado na compra de um novo automóvel.
#1. Estipule um orçamento se vai comprar carro usado em Moçambique
Faça as contas e veja quanto pode gastar num automóvel. Assim é mais fácil restringir a sua escolha e não perder tempo a pensar em carros que estão fora do seu alcance.
#2 Escolha o carro que voce quer (não tenha pressa)
Quando você está buscando um novo carro, é fácil sucumbir à ansiedade e comprar o primeiro veículo que cabe no orçamento. Tal não é aconselhável, tenha paciência.
Tenha sempre o cuidado de determinar as necessidades que o seu novo carro deverá atender. Com as necessidades definidas, pesquise em sites especializados os veículos que atendem suas necessidades e cabem no orçamento.
#3. Cuidado com os anúncios
É fácil achar anúncios de carros à venda, mas infelizmente há quem aplique golpes. Desconfie de anúncios sem fotos ou com fotos iguais a de outros anúncios. Veículos que não tenham uma descrição mais completa ou que não falam sobre o veículo também são motivos de suspeita.
Fique atento também aos carros anunciados por valores muito abaixo do mercado. Em um cenário de demanda maior que oferta, são raros os casos em que isso acontece. Por último, em hipótese alguma pague qualquer quantia adiantada antes de ver o veículo de fato e conferir o seu estado.
#4. Encontro? Só em local público
Achou o carro que tanto buscava ou que atende as suas expectativas e bolso? Fale com o anunciante para combinar de ver o carro ao vivo. Nesse caso, evite riscos, sobretudo se você não conhece o vendedor e vice-versa.
Combine o encontro em local público, como estacionamentos de mercados ou shoppings, para poder vistoriar o veículo em segurança. Se possível leve alguém de confiança consigo.
#5. Confira se a documentação está em dia
Um segredo de colecionadores que resgatam carros raros, muitas vezes em condições lastimáveis de conservação: lata se arruma e mecânica se conserta, mas problemas de documentação serão a maior dor de cabeça que você pode ter na compra de um carro.
Procure pesquisar se possível se há multas não pagas, dívidas de impostos e, dependendo do ano, até se ele tem um recall pendente. Isso pode ser visto por meio dos sites ou aplicativos em alguns casos.
Se o carro não estiver em nome da pessoa com a qual você está negociando, desconfie. Da mesma forma, carros anunciados como “dupla transferência” são problema na certa, pois significa que o atual proprietário não transferiu o carro para o nome dele. Quando você fizer a transferência, terá que pagar o processo duas vezes, além de multa.
#6. Confira outros detalhes
Procure ver tudo mais alguma coisa antes de adquirir a sua nova viatura. Confira alguns aspectos a ter em conta:
- Atenção à quilometragem – nunca é demais referir que a quilometragem é a premissa com maior peso na compra de carros usados. Não é recomendável comprar um carro com mais quilómetros de rodagem.
- Faça um Test-drive antes de comprar o carro.