
Não tem como falar do turismo em Moçambique sem falar dos lugares que você precisa visitar naquele que é o melhor destino turístico da África austral para amantes de mergulho. Suas atrações vão desde as suas praias de águas cristalinas, sendo consideradas alguns dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho. Além das praias de água cristalina, existem também boas opções para quem deseja ver vida selvagem de perto e/ou interagir com a natureza.
Conheça os 9 lugares para visitar em Moçambique:
#1. Maputo (Capital do país)
Capital desde 1898, Maputo é geralmente a porta de entrada de quem inicia uma viagem por Moçambique. Ela fica bem ao sul do mapa e é um bom lugar para conhecer mais sobre a diversidade cultural existente em Moçambique.
Uma das atrações turísticas da capital é a Estação Ferroviária, a Catedral, o Mercado Central, o Museu de História Natural e a Casa de Ferro.
Para além destes pontos tem a praia da Costa do Sol, que oferece um ambiente super agitado com uma rede de restaurantes a altura de todo gosto e paladar. Tem ainda as praias da ponta de ouro, a ilha de Inhaca, a praia de maçaneta em Marracuene, entre outras atrações.
#2. Inhambane
A província de Inhambane está localizada a 470km de Maputo. A província de Inhambane é também chamada de “Terra de Boa Gente”, um indicativo da hospitalidade e simpatia que o povo tem para com os seus visitantes.
O nome “Terra de Boa Gente” foi dado pelo Vasco da Gama, quando pisou pela primeira vez as terras moçambicanas em 1498, pela praia de tofo, quando estava em suas expedições a caminho da Índia.
Rica em praias cristalinas, a província de Inhambane tem como atrações o arquipélago de Bazaruto, um dos poucos santuários de Dugongos existentes mundialmente, o parque nacional de Zinave, o Rio Inharrime que atravessa a principal estrada do país com aguas cristalinas que lembram o azul do céu, o distrito de Zavala com lindíssimas lagoas, a Timbila, entre outras atrações.
Vale a pena visitar a província de Inhambane!
#3. Parque Nacional Gorongosa
Para quem busca o que fazer turismo em Moçambique longe das praias, não pode perder este lugar: o Parque Nacional de Gorongosa. Gorongosa é uma enorme área com floresta tropical, rios e vida animal abundante.
O Parque sofreu fortes devastações durante 16 anos de guerra civil e caça descontrolada, porém, ele passou por um enorme programa de reabilitação muito bem sucedido que trouxe de volta toda a belezura do local.
Hoje em dia cada vez mais turistas descobrem o Parque, onde é possível encontrar elefantes, búfalos, leões, crocodilos, zebras e espécies endémicas de aves e antílopes.
Para quem quer aproveitar o turismo em Moçambique para conhecer um pouco da África selvagem, Gorongosa é o lugar certo.
#4. Ilha de Moçambique
Não se pode falar de turismo em Moçambique sem se mencionar a Ilha de Moçambique. Declarada Património da UNESCO, a Ilha de Moçambique tem apenas 3km e fica no norte de Moçambique, na província de Nampula. Foi ela que deu o nome ao país e, apesar do seu tamanho, já foi a capital de Moçambique por quase quatro séculos (antes de Maputo).
A ilha tem uma mistura grande de influências árabe e portuguesa. A maioria das construções históricas estão na área norte da Ilha, enquanto a parte sul é um pouco mais moderna, onde residem os moradores nativos
#5. Arquipélago Quirimbas
O Arquipélago das Quirimbas é formado por cerca de 30 ilhas, onde encontramos uma grande variedade de praias paradisíacas e óptimos pontos de mergulho. Há também um parque nacional e um centro histórico, que valem ser explorados.
Uma óptima pedida aqui é fazer um passeio de barco, onde você poderá avistar golfinhos, passar por um naufrágio e fazer uma parada em São Gonçalo, um lindíssimo banco de areia.
Apenas algumas ilhas oferecem opções de acomodação, e um super achado é o Cinco Portas, outro hotel com preço super justo para o que oferece, com piscina e restaurante.
Ver também…
#6. Reserva de Niassa
Uma excelente opção para quem busca pelo melhor do turismo em Moçambique é conhecer a Reserva de Niassa, a maior área protegida de Moçambique, sendo duas vezes maior que o Parque Nacional Kruger, na África do Sul. Uma área relativamente pouco explorada, onde o cenário pode variar de savanas a florestas.
Entre os animais que podem ser avistados na Reserva do Niassa, estão os leões, leopardos, elefantes e uma variedade enorme de aves.
A melhor época para visitar a maior reserva moçambicana é entre os meses de Abril a Outubro.
#7. Ilha de Bazaruto
Com cerca de 37 km de extensão, a Ilha de Bazaruto é a maior do arquipélago de mesmo nome (Bazaruto) e é considerada a maior reserva marinha da África e é um excelente destino para quem busca pelo turismo em Moçambique. É um excelente destino famoso para os amantes de mergulho.
A água é cristalina e a vida marinha é muito abundante, sendo facilmente avistados tartarugas, raias manta, baleias jubarte, tubarões baleia, dugongos e muitos corais.