Historial da PRM

O historial da PRM, Polícia da República de Moçambique, remota a criação da instituição pela Lei nº 19/92, de 31 de Dezembro de 1992 (publicada no Boletim da República I serie – numero 53, de 31/12/92), como uma força paramilitar integrada no Ministério do Interior de Moçambique, extinguindo a Polícia Popular de Moçambique – PPM.
A PPM era constituída por elementos da Frente de Libertação do Moçambique (FRELIMO), no entanto com o fim do regime mono partidarismo, a força mudou de nome e o recrutamento alargou-se para além de membros do partido no poder.
Ver também…
Com a assinatura de mais um acordo de paz em 2019, acordo que ficou conhecido como processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração, DDR, a PRM passou a integrar membros da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), força político-militar que tem disputado o poder no país.
Carreira Policial
Como qualquer órgão do estado, a Policia da República de Moçambique, está devidamente organizada por carreiras profissionais específicas com sistema próprio de remuneração, regidas por leis próprias em observância da Constituição da Republica e leis remuneratórias em vigor.
De um modo geral, eis as careiras da polícia actualmente em vigor no país:
- Inspector-geral da Polícia
- Comissário de Polícia
- Adjunto do Comissário da Polícia
- Superintendente Principal da Polícia
- Superintendente da Polícia
- Adjunto Superintendente da Polícia
- Inspector da Polícia
- Inspector Principal da Polícia
- Subinspector da Polícia
- Sargento Principal da Polícia
- Sargento da Polícia
- Primeiro-cabo
- Segundo Cabo
- Guarda da Polícia
Ver também…