Institutos Médios da Província de Tete
Breve historial
Tete é uma das 10 províncias de Moçambique, localizada na região central de País. A sua cidade capital é Tete, localizada a cerca de 1570 km a norte da cidade de Maputo, a capital do país. Com uma área de 100 724 km² e uma população de 2 764 169 habitantes (segundo o censo populacional de 2017), esta província está dividida em 15 distritos e possui, desde 2013, 4 municípios a saber: Moatize, Nhamayábué, Tete e Ulongué.
A província de Tete é atravessada por um dos maiores rios de Moçambique e da África Austral, o Rio Zambeze, ao longo do qual foi implantada a barragem de Cahora-Bassa de onde é produzida a energia eléctrica que beneficia para além de Moçambique países vizinhos como Zimbabwe e África do Sul.
A economia da província de Tete é maioritariamente proveniente da actividade mineira, pois esta parcela do país conta com cerca de 23 biliões de toneladas de reservas de carvão mineral, na sua maioria inexploradas e ainda está nos estágios iniciais de um enorme desenvolvimento de recursos naturais.
A Rede Escolar da província de Tete
Se vive em Tete e deseja fazer um curso de nível médio em diversas áreas como saúde, educação ou outros, a seguir a listagem dos Institutos Médios a serviço do povo na Provincia de Tete:
Institutos Públicos
- Instituto Comercial Mártires de Wiriyamu
- Instituto Industrial de Matundo
- Instituto Médio Dom Bosco
- Instituto de Ciências de Saúde
- Instituto Médio de Geologia e Minas
- Escola Profissional de Songo
- Escola Agrária de Chidzolomondo
Institutos Privados
- Instituo Médio Politécnico de Tete (IMEP)
- Instituto Politécnico de Tecnologia e Empreendedorismo
- Instituo Politécnico Vénus
- Instituto de Ciências de Saúde Santa Victória
- Escola do Partido Frelimo
- Instituto Médio Técnico Profissional
- Instituto Médio e Politécnico Ebenezer (IMEPE)
- Instituto Politécnico Luís João Diogo