11 dicas para emagrecer recomendadas

As nossas dicas para emagrecer ou perder a barriga, incluem a mudança de hábitos ou estilo de vida para obtenção de resultados eficazes. Adoptando estilos de vida ideais para o seu corpo, pode ajudar a perder até cerca de 2 kg por semana dependendo do peso inicial. Contudo, para que isso aconteça é importante que as estratégias adoptadas sejam seguidas diariamente e de forma responsável.
Consultar um médico é deveras importante para todo aquele que deseja entrar numa dieta, pois informações disponíveis na internet não cobrem todo o processo de exames clínicos específicos para o seu corpo e que só um profissional pode oferecer.
Vamos as dicas?
Coma devagar e respeite a saciedade do corpo
Comer devagar permite que o estômago saciado avise ao cérebro que já recebeu comida suficiente. Esse sinal ocorre antes de o estômago estar completamente cheio, e deve ser interpretado como o corpo avisando que já não precisa de mais comida no momento. No entanto, quem tem o hábito de comer rápido não percebe esse sinal de saciedade, além de reduzir o tempo de contacto com a comida e o prazer de degustar a refeição da melhor maneira possível.
Saciar o estômago com alimento ricos em nutrientes e fibras, como verduras, frutas, carnes em geral e gorduras boas, faz com que o metabolismo funcione melhor e mantém a fome longe por mais tempo.
Coma tudo, mas poucas quantidades
O corpo precisa de todos os nutrientes, então como de tudo e evitar dietas com níveis de carboidratos faz com que o peso aumente novamente pouco tempo depois da interrupção.
Veja também:
Assim, as melhores dicas são:
- Evitar o consumo de açúcar simples na rotina diária, tomando café, leite, iogurtes, chás e sumos sem açúcar;
- Adicionar 1 colher de sobremesa de sementes no sumos e iogurtes, como linhaça, gergelim e chia;
- Comer 5 castanhas ou 10 amendoins por dia;
- Escolher apenas uma fonte de carboidratos por refeição, de preferência vindos de alimentos naturais: frutas, batatas, arroz integral, feijão, lentilha, milho e ervilha;
- Comer salada crua antes do almoço e do jantar;
- Adicionar 1 colher de sopa de azeite extra virgem no almoço e no jantar;
- Evitar comer após estar saciado;
- Evitar comer por desejo ou por emoções como ansiedade e tristeza.
Não exclua alimentos da sua dieta
Faça escolhas mais saudáveis e guarde um dia para cometer uma “asneira alimentar”, isto é, comer aquele alimento que lhe apetece, ainda que não seja a opção mais saudável. O certo a fazer nesta fase não é deixar de comer uma ou outra coisa, mas sim evitar o consumo de alguns produtos e/ou ingerir em pequeníssimas quantidades. Lembre-se, as dicas para emagrecer de forma rápida e saudável, não são uma forma mágica, esforços, sacrifícios e mudanças terão que ser empreendidas.
Evite alimentos ultra processados
Uma das nossas dicas para emagrecer ou perder peso de forma rápida e saudável inclui evitar o consumo de alimentos ultra processados, visto que podem conter saborizantes, açúcar e/ou gordura, ingredientes que estimulam a vontade de comer e aumentam as calorias da dieta, dificultando a perda de peso.
Alguns alimentos ultra processados que o nosso artigo sobre dicas para emagrecer de forma saudável sugere que sejam evitados são:
- Biscoitos e salgadinhos de pacote;
- Sorvetes;
- Cereais matinais com açúcar;
- Temperos e molhos prontos, como caldos de carne, maionese, ketchup e molhos de salada;
- Refrigerantes e refrescos em pó;
- Peixe e frango empanados.
- Alimentos embutidos como alsicha, mortadela, presunto e blanquet de peru.
Evite bebidas alcoólicas
Para emagrecer e perder barriga, é recomendado evitar as bebidas alcoólicas, como vinho, cerveja, whisky e espumante, dado que essas bebidas são ricas em calorias, dificultando a perda de peso.
Além disso, o consumo de bebidas alcoólicas geralmente é acompanhado de petiscos, como queijos gordos, salame, geleias e batata frita, por exemplo, alimentos que são ricos em calorias e que, por isso, também atrapalham o emagrecimento.
Evite ficar muito tempo com fome
Passar muitas horas sem comer pode fazer com que você escolha alimentos ruins e ricos em calorias ao invés de preparar uma boa refeição. Assim, para evitar ou segurar a fome até fazer uma refeição nutritiva, algumas dicas são:
- Ter sempre meio punhado da mão na bolsa, castanhas, amendoim, frutas in natura, lascas de coco ou frutas secas;
- No trabalho, deixar 1 iogurte natural integral na geladeira;
- Usar petiscos baseados em legumes ao chegar em casa enquanto prepara o jantar: palitos de cenoura, pepino com abacate amassado e temperado com sal e pimenta, tomate em cubos grandes com uma pitada de sal e azeite, lascas de coco ou 1 ovo cozido.
- Caso não seja possível fazer alguma refeição ao longo do dia, simplesmente concentre em manter a qualidade da próxima refeição e use esses pequenos lanches, caso a fome apareça. Aos poucos é possível aprender que na maior parte das vezes não se trata de fome, e sim e ansiedade para comer.
Veja também:
Beba muita água durante o dia
Consumir muitos líquidos, principalmente a água, ajuda a diminuir a fome e a retenção de líquidos porque quanto mais água consumir, mais urina seu corpo produz, e com a sua eliminação também saem as toxinas que poderiam prejudicar o processo de magrecimento.
Para além da agua potável, pode optar em beber água de coco, sumos naturais sem açúcar adicionado, chás sem açúcar entre outros… e evitar o máximo possível tomar refrigerantes, sumos industrializados e com alto teor de açucar, achocolatados e bebidas alcoólicas.
A quantidade mínima de água recomendada para um corpo saudável, varia entre 1,5 e 3 litros por dia.
Faça exercícios físicos
O tipo do exercício não é o mais importante, mas sim a regularidade da prática, que deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana. Além disso, algumas actividades e escolhas diárias podem fazer toda a diferença, para o efeito, experimente:
- Subir escadas ao invés de usar o elevador;
- Descer uma paragem antes do local de trabalho ou da escola que frequenta e caminhar o restante do percurso;
- Passear por pelo menos de 10 minutos depois do almoço;
- Sair para correr, caminhar depois do trabalho.
Diferentemente do que muitos acreditam, todo tipo de exercício físico ajuda a perder peso, não apenas os aeróbicos como caminhada, bicicleta e corrida. A musculação também ajuda a emagrecer e ainda traz a vantagem do aumento da massa muscular, o que melhora o metabolismo e acelera o processo de emagrecimento.
Não tenha pressa ao seguir as dicas para emagrecer
Quando nós engordamos o nosso organismo cria uma adaptação ao peso e, por isso, para voltar a perder esses quilinhos, não é preciso pressa. Seguir as dicas para emagrecer de forma rápida e saudável requer tempo e paciência. As fórmulas mágicas podem ter resultados catastróficos.
O que fazer se não conseguir emagrecer
Se não conseguir emagrecer, é aconselhado consultar um nutricionista para que seja feita uma avaliação dos hábitos alimentares e de outros parâmetros, e seja elaborado um plano alimentar individualizado para atingir os objectivos.
Se mesmo com a orientação nutricional o processo de emagrecer não for visível, é recomendado consultar um médico para investigar se existe algum problema de saúde que está atrapalhando a perda de peso.
Em casos de problemas de saúde, como gastrite, asma, osteoporose, ou limitação de mobilidade, por exemplo, a orientação dos médicos para conciliar a dieta com o uso de remédios é importante, para que seja possível emagrecer mantendo a qualidade de vida.
Qual o melhor exercício para emagrecer?
Os melhores exercícios para emagrecer são aqueles que estimulam o gasto de calorias em pouco tempo, como acontece no caso da corrida ou da natação. Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida, HIIT e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto os exercícios de resistência como a musculação, favorecem o aumento do tamanho do músculo, o que melhora a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o repouso.
Atenção!
Para o ajudar a definir a sua dieta, não deixe de consultar seu médico e nem dispense o aconselhamento de um nutricionista.