Creatina – quais os benefícios do suplemento famoso em academias?

Vários frequentadores de academias procuram a creatina monohidratada para utiliza-lo como suplemento, trazendo grandes benefícios para estes. Entretanto sua má utilização está sujeita a danos colaterais, por isso a que se ter cuidados na sua utilização.
O que é creatina?
A creatina é um conjunto de aminoácidos produzidos pelo próprio organismo. Concentrada e em forma de suplementos, ela serve para aumentar a capacidade e o tonus muscular.
A creatina é um produto popular na academia e entre praticantes de exercícios intensos, visto que serve para pontecializar em grande escala os resultados dos treinos. Na medicina, a creatina é usada para frear a sarccopenia ou simplesmente a perda muscular principalmente em idosos e indivíduos nas UTI’s.
Ver também: 08 dicas de como ganhar massa muscular de forma rápida e saudável
Para que serve a creatina?
A creatina é composta por três aminoácidos, a glicina, a arginina e a metionina, um aminoácido presente nos músculos do cérebro e é produzida naturalmente, pode se ponteciar esta actividade através do consumo de carnes e peixes.
Como suplemento alimentar, a creatina melhora a força muscular e retarda a sarcopenina ou perda de massa muscular em idosos e indivíduos em recuperação pós-internamento.
A má utilização deste suplemento pode acarretar problemas sérios à saúde, por isso, a sua utilização deve antes ser avaliada e sugerida por nutricionistas para indicar a dosagem correcta de acordo com o seu organismo.
A massa muscular está atrelada a uma melhor qualidade de vida e à capacidade de exercermos as actividades do dia-a-dia. É importante olhar para o músculo e cuidar dele em todas as fases da vida.
Tipos de creatina
Existem dois tipos de creatina, a creatina monohidratada e a micronizada. A micronizada é quebrada em partículas menores com a ideia de ser mais rapidamente absorvida pelo organismo. Mas isso não faz diferença nos resultados observados.
Como tomar creatina de forma saudável?
Existe uma dose padrão deste suplemento: 3g diárias para mulheres e 5g diárias para os homens. Mas não deixe de consultar um especialista, pois só ele sabe de quanto su corpo precisa para cada objectivo.
O uso excessivo de qualquer suplemento pode trazer complicações à saúde. No caso, o mau uso da creatina sobrecarrega os rins e isso é mais preocupante a quem possui histórico de doenças renais.
Enquanto estiver usando a creatina, é importante manter o corpo hidratado para evitar a sobrecarga dos rins, local onde o suplemento é metabolizado.
Fonte: Saúde Abril
One Comment