Sem sono? 5 alimentos que ajudam a dormir melhor

Voce sabia que existem alimentos que ajudam a dormir melhor? É isso mesmo, existem alimentos específicos que quando consumidos em proporções certas, não só matam a fome, bem como ajudam a melhor a qualidade do sono em proporções boas.
Ficar sem sono é comum em quase todas idades, níveis e/ou classes sociais, pois isso, privilegiada é aquela pessoa que encosta a cabeça no travesseiro e dorme com facilidade.
Mais de 65% da população brasileira por exemplo, tem problemas relacionados ao sono de acordo com o estudo levado a cabo por cientististas da USP e publicado na Sleep Epidemology.
A boa notícia é que existem hábitos e estratégias que podem nos ajudar a melhorar esse cenário e, quem sabe, fazer com que possamos adormecer mais rápido. Dentre estes hábitos incluem-se os alimentares, dos quais abordaremos hoje.
Alimentos que ajudam a dormir melhor
Confira alguns cinco (5) alimentos que ajudam a dormir melhor e/ou a melhorar a qualidade do sono:
Batata-doce
Você sabia que a batata-doce é uma daqueles alimentos que ajudam a dormir melhor? Na verdade dizem por aí que não é bom comer carboidratos antes de dormir, mas na verdade a batata-doce está liberadíssima. Originária dos Andes, essa raiz tuberculosa melhora a qualidade do sono e relaxa os músculos do corpo por conter potássio. Outras fontes deste mineral são batatas assadas com casca, feijão-de-lima e mamão.
Arroz branco
O arroz branco também entra na lista dos alimentos que ajudam a dormir melhor. Embora o arroz é rico em carboidratos, pode ser ingerido sem medo antes de dormir.
O arroz branco, por exemplo, tem um alto índice glicêmico, então o corpo o digere lentamente, liberando o açúcar no sangue de forma gradual e moderada.
Alface
A alface não é apenas um aliado da dieta, mas também é mais um daqueles alimentos que ajudam a dormir melhor.
Esta folha quando é cortada libera uma substância leitosa chamada lactucarium, que possui propriedades sedativas. Estudos afirmam que esse efeito no cérebro é eficaz para insônia e também para aliviar sintomas de ansiedade.
Cereja
A cereja é um dos poucos alimentos naturais com melatonina, hormônio que possui como principal função regular o ciclo circadiano, estimulando o sono. Esta substância actua também no bom funcionamento do organismo e é um antioxidante. Tanto é que existem cápsulas de melatonina específicas para isso.
Banana
Falando em minerais, outro alimento rico em magnésio e potássio é a banana, essas duas substâncias são relaxantes naturais para os músculos. Além disso, a fruta ainda possui triptofano e vitamina B6, essenciais para a produção de serotonina – o hormônio da felicidade.
As propriedades acima referidas, tornam a banana um líder invicto na lista dos alimentos que ajudam a dormir melhor.
Ver também: Banana: 9 benefícios para sua saúde
ATENÇÃO: Não hesite contactar um especialista se o seu problema de sono for persistente!