LifestyleReceitas

Dieta Low Carb: o que é e quais os benefícios?

Dieta Low Carb: o que é e quais os benefícios? Com certeza mais de uma vez já ouviu ou leu sobre este tema e terá certamente se questionado sobre os benefícios que a mesma oferece para seus praticantes.

Porque sabemos que esta é uma dúvida que inquieta a maioria decidimos organizar o presente artigo que é para ajudar a responder muitas das questões que surgem em torno deste tema.

dieta low carb

Conceito de dieta low carb

A dieta low carb é um estilo de alimentação cujo foco principal é redução da ingestão de alimentos ricos em carboidratos tais como pão, macarrão e tapioca, aumentando por outro lado o consumo de proteínas, como ovos, carne, peixe e frango, e gorduras de boa qualidade provenientes do azeite, nozes e abacate.

Confira aqui algumas receitas Low carb fáceis de preparar

O que faz esta dieta ser uma opção saudável para emagrecer é a introdução de mais vegetais pobres em carboidratos e ricos em fibras, como chuchu, espinafre ou abobrinha, e o aumento da quantidade de alimentos ricos em proteína como peixe, ovos ou carnes magras, e  gorduras boas, que contribuem para a redução do apetite desnecessário.

Além disso, na dieta low carb a ingestão regular de frutas, vegetais e castanhas, que são ricos em antioxidantes, vitaminas e minerais, ajudam a diminuir os níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue, prevenindo doenças como enfarto, diabetes e obesidade.

A dieta low carb incentiva a redução de alimentos industrializados e ricos em gorduras nocivas, como bacon, batata frita, sorvetes, biscoitos e bebidas alcoólicas, pois estes tipos de alimentos causam o ganho de peso e contribuírem para o surgimento de doenças como câncer, esteatose hepática e obesidade.

Benefícios da dietav low carb para a saúde

Seguir uma dieta low carb pode trazer vários benefícios para a saúde. Dentre estes, destacam-se os seguintes:

  • Controlar a fome, pois o aumento no consumo de proteínas, fibras e gorduras promove a saciedade por mais tempo;
  • Diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, assim como aumentar o colesterol bom HDL, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares;
  • Ajudar no controle da diabetes, pois regula o nível de açúcar no sangue;
  • Melhorar o funcionamento do intestino, por ser uma dieta rica em fibras;
  • Favorecer a perda de peso, devido à redução de calorias totais e aumento da quantidade de fibras da dieta;
  • Combater a retenção de líquidos, pois é uma dieta rica em água, e minerais como potássio e magnésio, que aumentam a produção de urina, eliminando o excesso de líquidos acumulados no corpo.

Para seguir este tipo de dieta é fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista, já que a quantidade e qualidade de carboidratos da dieta low carb pode variar de acordo com as necessidades e histórico de saúde de cada pessoa.

Como fazer a dieta low carb

Para fazer a dieta low carb, deve-se retirar especialmente os carboidratos simples da alimentação, como açúcar, farinha de trigo branca, refrigerantes e doces. Dependendo da quantidade de carboidratos da dieta, também pode ser necessário restringir a ingestão de alguns carboidratos complexos, como pão, aveia, arroz ou macarrão, por exemplo.

Em uma alimentação “normal” geralmente se consome em média 250 g de carboidratos por dia. Já na dieta low carb, o objectivo é ingerir de 130 g a 200 g de carboidratos por dia, o que equivale a aproximadamente 1 banana prata média + 200 g de iogurte natural integral + 2 colheres de sopa de aveia + 2 colheres de sopa de mel, no lanche da manhã e da tarde, por exemplo.

Uma vez que o organismo está habituado a grande quantidade de carboidratos, a dieta low carb deve ser feita de forma gradativa, para que o organismo se acostume e não se tenha sintomas como dor de cabeça, tontura ou alterações no humor.

Durante a dieta low carb, é importante fazer 3 refeições principais e 2 lanches, para que se coma com maior frequência, mas em pequenas porções ao longo do dia, o que ajuda a  diminuir a sensação de fome. O café da manhã e os lanches devem incluir ovos, queijos, castanhas, abacate e coco, por exemplo. Já o almoço e o jantar, devem ser ricos em salada, proteína e azeite, podendo ter apenas um pouco de carboidratos.

Confira aqui algumas receitas Low carb fáceis de preparar

Alimentos a ter em conta na dieta low carb

Os alimentos permitidos na dieta low carb são:

  • Frutas frescas e inteiras, com casca e em pequenas quantidades, como maçã, limão, kiwi, caju, ameixa, goiaba, mamão;
  • Vegetais em pequenas quantidades, como alface, rúcula, tomate, chuchu, couve-flor;
  • Proteínas magras, especialmente o frango ou peru, sem pele;
  • Peixes, preferencialmente os mais gordos como salmão, atum, truta, sardinha;
  • Leites e derivados, como queijos e iogurtes;
  • Gorduras boas, como azeite, óleo de coco e manteiga;
  • Castanhas, como nozes, amêndoas, castanha do Pará e amendoim;
  • Sementes em geral, como chia, linhaça, girassol, semente de abóbora e gergelim;
  • Bebidas, como café e chás sem açúcar.

O leite pode ser substituído pelo leite de coco ou de amêndoa, cuja concentração de carboidratos é muito baixa. É ainda importante acompanhar a dieta low carb com 2 a 3 litros de água por dia.

Alimentos a evitar na dieta low carb

Na dieta low carb é importante evitar os seguintes alimentos:

Confira aqui algumas receitas Low carb fáceis de preparar

  • Açúcar: açúcar refinado, refrigerantes, sucos de fruta industrializados, adoçantes, doces;
  • Cereais: arroz branco, macarrão branco, farofa, cuscuz;
  • Frutas secas: passas, damasco, ameixa;
  • Farinhas: tapioca, farinha de trigo branca, e alimentos preparados com esta farinha, como o pão branco, panquecas, bolos e biscoitos.

Além dos alimentos ricos em carboidratos, é necessário também excluir da dieta os alimentos industrializados, como pizzas e biscoitos, os ricos em gorduras ruins, como margarinas, sorvetes, linguiça, batata frita e bacon, e as bebidas alcoólicas.

Evitar todos os tipos de alimentos industrializados, é importante para manter uma dieta low carb, visto que, geralmente, estes contêm uma elevada concentração de carboidratos.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso