Lifestyle

Malambe – um super-alimento pouco explorado

Malambe (baobá) é um fruto do embondeiro, considerado um “super alimento” por ser extremamente rico em Vitamina C, antioxidantes, Ferro, Potássio, Cálcio e Magnésio.

Baoba Um Guia Completo
Embondeiro

Breve historial por detrás do super-alimento

Ao imaginar a icónica paisagem africana, esta árvore pode aparecer na sua imaginação, como uma silhueta contra o vibrante pôr-do-sol da savana. Acredita-se que ela vive por milhares de anos, e que uma única árvore pode pesar até 75 toneladas. O embondeiro é a maior e suculenta árvore do mundo, absorvendo uma enorme quantidade de água na epoca chuvosa em seu tronco. Ela continua a produzir seus frutos ricos em nutrientes ao longo da estação seguinte (seca e árida). Devido a essa capacidade, o embondeiro recebeu o nome de “árvore da vida”, pois seu fruto e suas reservas de água sustentam muitos seres vivos no clima seco e severo.

O embondeiro é uma parte central do folclore africano, e tem sido usado por nativos durante centenas de anos, como fonte de alimento, água e abrigo. As árvores ocas continuam a ser usadas hoje como um ponto de encontro para comunidades, da mesma forma que foram usadas por séculos. À medida que os embondeiros envelhecem, eles se tornam naturalmente ocos, e são usados como pontos de encontro, salas de aula ou até bares. Existem datações de carbono de um bar que existiu dentro de um embondeiro oco há mais de 6.000 anos.

O embondeiro é super resistente, e costuma ser referido como indestrutível ou impossível de matar. A árvore cresce novamente se o seu tronco for queimado, e se “cicatriza” depois de ser frequentemente cortada pelas presas de animais selvagens (elefantes) ou pela acção humana (raramente). Para esta árvore, os elefantes constituem a única ameaça real a enfrentar.

Não afectado por mudanças climáticas ou pelo desmatamento, o embondeiro floresce o ano inteiro. Devido às suas fortes qualidades, o embondeiro faz casas confortáveis para humanos e abrigos para animais da savana, criando um refúgio no severo ambiente desértico. Com uma presença tão forte e uma responsabilidade de sustentar tanta vida, é inevitável que um folclore cheio de mitos e lendas rodeie essa impressionante árvore. O embondeiro é uma espécie de árvore anciã, que data de até 200 milhões de anos atrás.

O embondeiro floresce com grandes flores brancas, que caem e alimentam os antílopes nativos. Depois disso, o fruto cresce, começando com uma pele verde brilhante, mas secando com o tempo, quando ainda está no galho. Essa fase de secagem acontece em um período de seis meses, em que a fruta recebe muito sol e a pele se transforma em uma casca dura, parecida com o coco. De forma impressionante, essa fase natural de secagem produz um fruto directo no galho, que precisa de muito pouco processamento. Como ele já está completamente seco, ele não precisa ser tratado ou seco por atomização ou liofilização, o que confere um pó excepcionalmente puro, retendo seu valor nutricional.

As aplicações do fruto do embondeiro em pó são medicinais, isto é, o consumo leva a redução do índice de febres e inflamações, bem como se pode usar na produção de cosméticos naturais.

Acredita-se que a árvore produz o fruto mais rico em nutrientes do mundo, mas surpreendentemente só nos últimos anos os cientistas e nutricionistas notaram o real valor desse super-alimento.

Um aspecto positivo do uso do fruto de embondeiro, malambe, é que não existem plantações de embondeiros, e quase toda a colheita é feita por famílias locais, que são donas das árvores. A árvore é tão abundante que boa parte dos seus frutos vai para o lixo. A colecta, o preparo e a venda do fruto beneficiam as comunidades em que a árvore cresce, e muitas dessas comunidades estão em condições de pobreza. O aumento nos negócios baseados em volta do embondeiro também está oferecendo um caminho para que mulheres locais aprendam as habilidades para se tornarem donas de seus próprios negócios, ganhando uma renda para suas famílias.

Benefícios de malambe, fruto de baobá (embondeiro)

baoba embondeiro
Baobab Fruit and powder, powerful superfood

O fruto do embondeiro, malambe, é um celeiro natural de diversos nutrientes,  antioxidantes e fibras. Apesar de cada parte da árvore ser valiosa, incluindo as folhas, que são um vegetal rico, o fruto do qual malambe em pó é derivado é especialmente potente, isto é, contém seis vezes a quantidade de vitamina C do que a laranja. Possui níveis significativos de cálcio, fósforo e potássio, que são cruciais para o sistema imunológico, pele, ossos, bem como para melhorar os níveis de humor e de energia.

Malambe (fruto de embondeiro)  tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antimicrobianas, antivirais e de combate à febre e à diarreia, podendo até ser usado como um antídoto para venenos. Alguns desses benefícios também têm sido estudados em comparação com a medicina convencional em alguns aspectos, como na recuperação da desidratação causada pela diarreia.

Os altos níveis de fibras do malambe ajudam a equilibrar o sistema digestivo, a manter o peso saudável de uma pessoa, a auxiliar a saúde do coração e até a reduzir picos de açúcar sanguíneo. O embondeiro é composto de 50% de fibras e fornece 6 gramas de fibras por porção. Como muitas pessoas apresentam deficiência no consumo de fibras, o fruto de embondeiro, malambe, pode ajudar as pessoas a manter níveis saudáveis de fibras quando usado diariamente.

Muitas pessoas esquecem de incorporar os prébióticos em suas dietas, e sem fibras prébióticas suficientes, a flora intestinal pode ter dificuldade de crescer. Fornecer uma quantidade substancial de alimentos prébióticos é importante para o corpo alimentar as bactérias saudáveis, que devem ser abundantes no sistema digestivo. Cuidar da saúde intestinal auxilia o sistema imunológico, o coração e as articulações.

Quando o maior órgão de gerenciamento de dejectos do corpo está trabalhando em sua melhor condição, a chance de que uma doença se desenvolva é mínima.

O embondeiro também contém uma quantidade significativa de antioxidantes. Os antioxidantes reduzem o estresse oxidativo nas células do corpo e ajudam a remover radicais livres. Se a sua fonte de antioxidantes vem geralmente na forma de suplementos, é muito provável sobrecarregar seu corpo com esse nutriente, mas ao consumir antioxidantes de uma fonte alimentar natural, é possível evitar os potenciais riscos à saúde, colhendo os grandes benefícios que os antioxidantes têm para oferecer, incluindo o combate ao envelhecimento.

Como usar malambe em pó?

Existem muitas formas de usar o malambe em pó e são simples e deliciosas. A fruta tem um sabor forte, tropical e levemente cítrico e adocicado. Ela se mistura bem com outras frutas, e é uma adição natural a muitas receitas. Ela pode ser adicionada a quase qualquer coisa, e seu sabor leve se combina com muitas receitas.

O malambe em pó pode ser espalhado nas frutas, nos cereais ou no iogurte do café da manhã. Ele dá um sabor extra à papa ou ao mingau de aveia, dando um impulso extra à sua manhã. Quem gosta de cozinhar pode experimentar usar a fruta em bolos, cookies ou pães para dar uma saborosa dose extra de fibras. O fruto de embondeiro é uma óptima forma de adicionar mais nutrientes de forma sutil nos lanches favoritos da família. Para o jantar, a fruta pode ser adicionada a sopas ou molhos como um espessante. Malambe  em pó pode até ser usado para acompanhar saladas, levando-as para um outro nível de saúde.

Quem prefere as coisas simples pode adicionar a fruta à água quente, à água de coco ou ao leite. Até um suco de frutas é uma base excelente para o embondeiro em pó.

Pode em alguns passos e minutos preparar um iogurte de malambe, excelente para quem busca inovar nas sobremesas.

Confira aqui algumas simples e deliciosas envolvendo fruto de baobá ou embondeiro:

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso