O que é Seguro de Saúde?
O que é Seguro de Saúde?
Com certeza você já deve ter se perguntou “o que é seguro saúde?” ou “para que serve um seguro de saúde?”, por mais que não tenha aprofundado no assunto.
O seguro saúde é uma alternativa para os cuidados com o nosso bem-estar. Como o Sistema de Saúde não comporta prevenção qualificada da população, o seguro de saúde surge como alternativa para situações em que uma intervenção médica é necessária para atender a alguma situação da saúde, no entanto tal serviço não pode ser encontrado em hospitais públicos e haja necessidade de se contratar um serviço particular que na maioria das vezes é caro, não sendo possível custeá-lo devido por falta de valores monetários para o efeito, mas com um seguro de saúde tais despesas são cobertas pela seguradora.
Com a correria do dia-a-dia, muitos acabam não cuidando devidamente da sua saúde física e mental como deveriam, isto porque milhares de tarefas os conduzem a deixar questões ligadas à sua saúde em última instância.
No entanto, é sempre importante buscar uma forma de protecção para não ficar desamparado no momento da aflição. Ao contratar um serviço particular, consegue-se enxergar a importância da saúde e assim dar atenção a problemas que, geralmente, consideramos irrelevantes.
O certo é que ainda esteja se perguntando, afinal o que é isso de seguro de saúde, certo? Vamos a resposta:
Seguro saúde é um tipo de gestão que oferece serviços médicos com valores nivelados para pessoas com menor poder aquisitivo. Entre os benefícios, cobertura com livre escolha de rede credenciada e de profissionais para atender os segurados.
Por outra, o segurado pode decidir com qual médico, hospital, clínica ou laboratório o traga confiança para a realização de um procedimento. Nessa lógica, como a instituição não disponibiliza uma rede de atendimento, o seguro de saúde reembolsa o usuário – conforme estipulado no contrato – às despesas médicas.
Destaca-se no seguro saúde valores mais em conta relacionado ao plano de uma operadora de saúde. Apesar dos custos de planos de saúde para pequenas e médias empresas serem menores em relação ao familiar e individual, o seguro saúde prima pelo bolso do consumidor.
Como vimos anteriormente, a customização da cobertura do seguro saúde não obriga o procedimento à exclusiva rede credenciada, característica importante do modelo de plano de saúde.
Os planos de saúde são de adesão livre, mas já provaram a importância da sua contratação numa comunidade consumista e trabalhista, onde pelo elevado custo de vida muitas pessoas, famílias e até mesmo empresas (públicas ou privadas), levam em última instância questões ligadas à saúde, focando se mais na produção.