Proteja a sua pele com alimentos que aumentam a produção do colágeno

Não é utopia que é possível proteger a nossa pele só com alimentos que aumentam a produção do colágeno
De uma forma natural, o corpo consegue produzir colágeno. Esta proteína está presente em vários cremes e artigos de beleza que prometem maravilhas. A verdade é que o consegue obter de uma forma bem mais natural.
De acordo com o ‘website’ Computer Network (Cnet), citado pelo Noticias ao Minuto, uma das formas mais eficazes de ajudar o corpo na produção o colágenio é ter uma dieta rica em aminoácidos, vitamina C, zinco e cobre.
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Responsável por conferir saúde à pele, firmeza e elasticidade. É o principal componente dos tecidos conjuntivos que compõem várias partes do corpo como tendões, ligamentos e músculos. Além dos benefícios para a derme, a substância que também é encontrada em alimentos traz inúmeras vantagens para o organismo.
Ver também: Creatina – quais os benefícios do suplemento famoso em academias?
Vantagens do colágeno
Dentre várias funções do colageno, destacam-se as seguintes:
Melhora da saúde da pele
A proteína tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele. A produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, por isso é necessário ingerir alimentos e suplementos que contenham a substância, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e evitar o aparecimento de rugas e o aspecto ressecado.
Alivia dores nas articulações
O colágeno também é um grande aliado da cartilagem, tecido gelatinoso que protege as articulações. Com a idade avançada, a produção da substância diminui no corpo, aumentando as chances de doenças degenerativas, como a osteoartrite.
O colágeno age aliviando as dores e reduzindo os sintomas das doenças nas juntas, proporcionando também mais qualidade de vida.
Impede a perda óssea
Os ossos são compostos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, confere estrutura e força. Sem ele, os ossos ficam fracos e com maior risco de fracturas, além de sujeitos a doenças como a osteoporose, condição em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços.
Melhora a massa muscular
Algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura.
Melhora a saúde do coração
De acordo com o estudo publicado na NCBI, pesquisadores constataram que a ingestão de suplementos à base de colágeno pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração. E, por outro lado, os especialistas concluíram que a baixa ingestão de colágeno está relacionada aos vasos sanguíneos frágeis – o que deixa o corpo exposto a diversas enfermidades.
Alimentos que aumentam a produção do colágeno
Vários estudos apontam que quando chegamos aos 30 anos de idade, a produção de colágeno de forma natural diminui no nosso organismo, levando ao envelhecimento de forma paulatina. entretanto, com a introdução de alguns alimentos em nossa dieta, podemos aumentar a quantidade de colágeno produzida pelo nosso organismo melhorando a saúde da pele e retardando o processo de envelhecimento.
Para o efeito, deve-se ter em conta os seguintes alimentos na dieta:
- Ovos
- Caldo de ossos
- Feijão
- Carne
- Frutas cítricas
- Frutos vermelhos
- Frutos secos
- Grãos integrais
O ‘website’ refere que à medida que envelhecemos, acabamos por produzir menos colágeno, o que leva a um envelhecimento natural da pele. Rugas, tendões fracos e cartilagem desgastada são alguns dos sinais que mostram que está a ficar com menor quantidade desta proteína no organismo.