Lifestyle

Seguro Automóvel: conceito e tipos

Seguro automovel

Seguro automóvel é um contrato entre uma companhia de seguros e um cliente. Este contrato especifica um conjunto extenso de condições, de direitos e deveres de cada uma das partes.

Artigos Relacionados

Na prática, ao contratar um seguro automóvel o que está a fazer é simplesmente passar um conjunto de riscos (e das suas consequências) para uma companhia de seguros. A companhia de seguros assume o risco financeiro de um conjunto de sinistros e exclui outros. Daí a importância de escolher bem as coberturas de modo a saber com o que pode contar e a melhorar a sua experiência. Seguro um contrato à sua medida no que toca ao tipo de riscos. Por exemplo, poderá definir se quer cobertura contra danos próprios, quebra isolada de vidros, apoio jurídico, viatura de substituição, entre muitos outros.

Tipos de Seguro automóvel

Seguro contra roubo e furto: quando um carro é roubado, o proprietário deve, em primeiro lugar, accionar a polícia,  registar um boletim de ocorrência e comunicar a seguradora sobre o sucedido. A indemnização, só sai se o bem não for recuperado.

Cobertura de danos a terceiros: o seguro que engloba a possibilidade de cobertura de danos a terceiros garante que, caso o segurado seja responsável por um acidente, a outra parte envolvida também tenha direito à cobertura, seja ela médico-hospitalar ou de danos e avarias.

Acidentes de passageiros: esse tipo de seguro é ideal para motoristas de táxi e de aplicativos, por exemplo, que costumam transportar passageiros o tempo todo. A cobertura, em geral, inclui o pagamento de uma indemnização caso outra pessoa, que não o motorista, seja vítima em um acidente de trânsito.

Seguro de acessórios: este tipo de serviço é vendido como uma espécie adicional ao seguro de carro básico. Em geral, engloba itens como rádio, vidros e retrovisores, que podem ser furtados ou danificados tanto um acidente quanto em uma batida involuntária.

O Seguro automóvel é obrigatório?

Se tem um carro ou se conduz um carro, seu ou não, tem a obrigação de ter um seguro que cubra a responsabilidade perante terceiros – seguro que é conhecido como cobertura contra terceiros. Esta responsabilidade civil cobre eventuais prejuízos quer no património quer nas lesões corporais de terceiros.

O seguro auto de responsabilidade civil, também designado de seguro contra terceiros, é o seguro mínimo obrigatório para qualquer veículo com as características acima mencionadas. A não contratação de um seguro de responsabilidade civil pode traduzir-se em sérios problemas como, por exemplo, multas e apreensão do veículo, uma vez que, quando é condutor ou proprietário de um veículo automóvel, fica civilmente responsável por todos os danos causados a terceiros. Assim é perceptível a importância acrescida dos seguros auto.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Trama ‘Shazam! Fúria dos Deuses’ ganha profundidade com vilãs femininas 7 melhores destino para visitar durante outono no Brasil 10 maiores marcas de carros do mundo Toyota NOAH – tudo que precisa saber Frango à zambeziana