Notícias

A duas semanas do fim do ano, o que se diz sobre o 13º salário?

A tensão continua à flor da pele dos funcionários e agentes do estado que sempre contaram com 13º salário para aliviara as contas no período pós-festas que é caracterizado pelo elevado custo de vida para a maioria dos moçambicanos.

Passadas quase duas semanas no presente mês de Dezembro, o Governo ainda não se pronunciou sobre o pagamento ou não do 13º salário e se este será de acordo com a actual tabela salarial única (TSU) ou se será de acordo com a tabela salarial antiga (TSA).

Até o momento, prevalece a incerteza partilhada pelo Ministro da Economia e Finanças, Ernesto Max Elías Tonela em Novembro último, quando disse que o governo não sabia se pagaria ou não o 13º salário aos FAE’s, e que o processamento deste, só seria confirmado depois da avaliação dos impactos financeiros do país.

Recorde-se que o nº 1 do artigo 43 do Regulamento do Estatuto dos Funcionários e Agentes do Estado, REGFAE (Decreto 62/2009, de 8 de Setembro) aponta que os funcionários e agentes do Estado em efectividade de serviço bem como os aposentados têm o direito de receber no fim de cada ano civil uma importância correspondente ao vencimento ou pensão que auferem, sujeito à disponibilidade financeira.

De acordo com o artigo acima, o 13º salário é um direito dos funcionários e agentes do Estado, mas o seu processamento a estes, depende particularmente da disponibilidade financeira no Orçamento do Estado.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
10 dicas de como ganhar peso de forma saudável Torta de Frango com baixo low carb 10 lugares mais lindos do mundo Capitão América 4: A nova ordem mundial 10 Melhores Parques nacionais de África