Notícias

Abertura do ano judicial: bastonário da ordem dos advogados considera inaceitável a forma como está sendo implementada a TSU

O Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, Casimiro Duarte, criticou aquando da abertura do ano judicial, o Governo chefiado pelo Presidente Filipe Jacinto Nyusi, pelos avanços e recuos na implementação da Tabela Salarial Única (TSU).

Por um lado o Presidente da República, Filipe Nyusi, diz que reformas na Justiça “devem satisfazer as necessidades dos cidadãos”, entretanto, por outro lado, o Bastonário da Ordem dos Advogados de Moçambique, diz que é “inaceitável” a forma como a TSU está a ser implementada.

Por ocasião da abertura do ano judicial que teve lugar nesta quarta-feira (01/02), o Duarte criticou o Governo por causa dos avanços e recuos nos salários dos funcionários públicos durante a implementação da TSU.

Os quantitativos definitivos apresentados em Janeiro pelo Executivo trouxeram cortes nos salários dos funcionários comparativamente aos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, o que deixa muitos funcionários na impossibilidade de sobrevivência.

“Todo o trabalhador tem o direito à justiça e a uma remuneração justa”, disse Casimiro Duarte. Mas “as várias manifestações de repúdio por parte dos diversos sectores da Função Pública, principalmente os mais sensíveis, como a Saúde, Educação e Justiça, revelam que o Estado está a violar direitos fundamentais.”

É uma situação que deve ser tratada com prioridade, e sua reversão deve ser observada “rapidamente”.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso