Atraso de salários do mês de Julho “enlouquece” os funcionários
Atraso de salários do mês de Julho “enlouquece” os funcionários

Os funcionários e agentes de estado, antes expectantes para receber os seus ordenados de acordo com a nova Tabela Salarial Única, a famosa TSU, que posteriormente teria sido cancelada devido aos erros verificados a quando ao anuncio dos critérios de enquadramento e dos relativos valores, estão agora enlouquecendo devido ao atraso no processo de salários de acordo com a Tabela Salarial Antiga.
É um dilema o que os funcionários e agentes do estado vivem hoje, dia 45 desde o último dia em que tiveram seus ordenados. A maioria deles, já não dispõe de recursos para as refeições do dia-a-dia, nem para o transporte para os seus pontos de trabalho.
Ver também: Governo ainda sem data exacta para implementação da TSU na totalidade
Alguns, se não todos, estão endividados até o pescoço e dizem não saber como se fazer aos postos de trabalho se até 2ª feira não receberem os seus ordenados.
Associada esta situação com o elevado custo de vida que se verifica no país, onde os produtos de primeira necessidade incluindo energia (combustíveis para iluminação e gás de cozinha) dispararam de forma exponencial, não se sabe qual será o destino dos moçambicanos que tanto esperaram pela TSU na expectativa de ver melhoradas as suas vidas.
O governo promete pagar de acordo com a TSU incluindo os retroactivos de a partir do mês de Junho, no entanto não tem data para sua implementação.
“Até lá que o Senhor [Deus ou Allah] nos acuda” – enfatizam alguns FAE’s.