Ciclone Freddy enfraquece, mas poderá atingir Moçambique como tempestade tropical severa a partir da 5ª feira – alerta o INAM

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), o Ciclone Freddy está a enfraquecer-se e poderá atingir a costa moçambicana a partir de amanhã (5ª feira, 23 de Fevereiro), passando para a categoria de Tempestade Tropical Severa.
Prevê-se que o fenómeno entre no canal de Moçambique a partir da província de Sofala e o sector de meteorologia nacional, mantém o alerta máximo às populações, sobretudo para as províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane.
De acordo com o meteorologista Júlio Lancha, o fenómeno “vai enfraquecer-se e de ciclone intenso passará à categoria de tempestade tropical severa”, isto a medida que aproximando-se da costa moçambicana.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que o fenómeno poderá afectar a navegação marítima e o estado de tempo nas províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane, com chuvas acompanhadas de ventos fortes e trovoadas.
O INAM, apela ainda as populações para que continuem a acompanhar as informações meteorológicas e tomem medidas de precaução anunciadas pelas autoridades.