Ciclone Freddy: Madagáscar activa alerta vermelho sobre o ciclone que pode atingir Moçambique

Madagáscar activou alerta vermelha para o Ciclone Freddy que tem taxativos 50 quilómetros de diâmetro de olho e aproxima-se a esta ilha a uma velocidade estonteada e monstruosa.
Localizado a aproximadamente 2000 km da costa de Madagáscar e aproximando-se a uma velocidade de cerca de 250 km/h, espera-se um impacto com a ilha entre 3ª e 4ª feira e com a costa moçambicana entre 5ª e 6ª feira desta semana.
O alerta vermelho é activada quando se presume que faltam 24 horas para se fazer sentir na plenitude e de forma impactante.
Réplicas contra impactos devem ser activadas e dadas a conhecer aos países da África Austral e especificamente Moçambique onde, a metade deste País (Províncias do Centro) devem se precaver e advertir em todas as línguas, incluindo nas rádios comunitárias, sobre a aproximação do ciclone.
O facto deve também deixar em alerta máxima, população do Norte e Sul de Moçambique e usarem todas as medidas severas e extremas de cuidados contra este fenômeno natural.
Especialistas da France Météo acreditam que uma vez entrado em Moçambique, pode passar para o Oceano Pacífico, o que significa, criar mesmos estragos em vários países da África Austral e com a mesma intensidade pois, tem uma altura acima de 400 pés (medida colhida no Sábado). Este facto, lhe atribui a categoria 4 com tendências de 5 e é uma das características que o Continente não o encara há mais de 10 anos.
Chuvas fortes, trovoadas com rajadas, ventos a soprarem praticamente para todas as direções é o que se espera deste super tufão, nas próximas horas.
Medidas:
- O ponto de entrada na costa moçambicana e a real velocidade de impacto só poderão ser confirmados após a saída do ciclone em Madagáscar.
- Ficarem alerta máximo e atento aos órgãos de xomunicao social, bem como às actualizações do INAM – Instituto Nacional de Meteorologia e outras fontes do governo.
- Evitar a desinformação para não deixar as comunidades em pânico.
Fonte: Windy & Meteo France