Notícias

Ciclone Tropical Freddy afecta mais de 57 mil pessoas em Moçambique

O ciclone tropical Freddy cujos seus efeitos ainda se fazem sentir em Moçambique, afectou mais de 57 mil moçambicanos para além da destruição parcial de 6 810 casas e 780 escolas, unidades sanitárias, postes de transporte de energia eléctrica e inundação de campos agrícolas, e destruição de mão de 100 km de rede viária nacional, incluindo diques e pontes.

Nas províncias de Gaza, Inhambane e Sofala, algumas rodovias ficaram completamente intransitáveis devido as águas.

Em algumas vias dos distritos de Chókwè, Guijá, Bilene e Chicualacuala, em Gaza, o trânsito está condicionado, segundo noticiou o “Jornal Notícias”.

A precipitação continua, também, a provocar a subida dos níveis dos rios. O rio Zambeze está a transbordar ameaçando assim o corte de estradas.

De acordo com Agostinho Vilanculos, chefe do Departamento de Gestão de Riscos Hídricos, a chuva abrandou a montante, criando condições para que as infra-estruturas hídricas ganhem capacidade de armazenamento.

Continuando, tranquilizou não haver perigo de cheias no país, não descartando, porém, a possibilidade de ocorrência de inundações isoladas, sobretudo nos campos agrícolas, situação que, segundo disse, é fácil de gerir.

“A situação dos rios Incomati e Umbeluzi é estável devido o abrandamento das chuvas nos países a montante e na província de Maputo, mas o Limpopo apresenta um cenário completamente contrário, com níveis altos, de cerca de 7.32 metros”, esclareceu Vilanculos.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso