Dia do Padre: Celebra-se hoje o dia do Sacerdote
Celebra-se oficialmente, a cada 04 de Agosto, o Dia do padre, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando papa Pio XI o proclamou “homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico”.
Padroeiro é o representante de uma categoria de pessoas cuja santidade comprovada estimula uma vida de fé em comunhão com a vontade divina.
João Maria Vianney nasceu na França em 1786, e depois de passar por inúmeras dificuldades, devido suas escassas habilidades, foi ordenado sacerdote. O bispo que o ordenou, acreditou que o seu ministério não seria confessionário, pois achava que sua capacidade intelectual era bastante limitada para dar conselhos.
Mais tarde, foi enviado a pequena Ars, cita no interior da França, como auxiliar do padre Balley, quem o vislumbrou devido a sua santa inspiração e seu dom.
Vianney, homem justo, bom extremado penitente e caridoso, converteu e uniu toda a região de Ars. Amado e respeitado por todos os fiéis e pelo clero, sua fama de conselheiro correu por todo o mundo cristão, e assim ele se tornava um dos mais famosos confessores da historia da igreja. Ficou também conhecido como o Cura d’Ars.
São João Maria Vianney, canonizado por papa Pio XI em 1925, é o exemplo das palavras profetizadas pelo apóstolo Paulo: “Deus escolheu no mundo o que não tem nome nem prestigio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa2 (1Cor 1:28).
O padre entende o chamado para ser um servo de Deus, um sacerdote, um pai 8padre) à semelhança de Cristo, que amou o povo pobre, simples e marginalizado e lhe deu a sua vida. Nunca hesita, tudo aceita, confia e acredita em Deus e na sua Providência e caminhada segura para a missão que lhe é designada.
Ser padre é ser uma pai de uma comunidade inteira e sua missão é construir comunidades, entender a alma humana, perdoar, unir e evangelizar por meio da Eucaristia.