Guebuza volta a candidatar-se à Presidência em 2024?

Se o antigo presidente da República, Armando Guebuza volta a candidatar-se à Presidência, ninguém sabe ainda. Mas não são poucos os que acreditam que mesmo dentro do partido FRELIMO há muitas vozes discordantes com a actual liderança chefia por S.Excia Felipe Jacinto Nyusi.
Para o jornalista Aunício da Silva, é possível que essas vozes se juntem ao Presidente Guebuza para alicerçar essa ideia, que tem vindo a ensaiar-se, para que retome à Presidência.
Ver também: Insatisfação com a TSU – FAE’s pagam pela “precipitação” do Governo na aplicação da nova tabela
Já Yaqub Sibindy, presidente do Partido Independente de Moçambique (PIMO), não descata a hipótese de tal se efectivar, afirmando que Guebuza não aceitará ser hóspede na casa que ele próprio construiu. Quererá manter-se e concorrer como candidato da FRELIMO e, como na FRELIMO há democracia e existe concurso interno entre eles, ele vai fazer essa mobilização interna dos membros da FRELIMO, para poder impor a sua vitória – ou dele ou do seu candidato.
Continuando, Sibindy acrescenta que “o que existe neste momento é um stress que vai colocar o presidente do partido no poder preocupado com o fim do seu mandato. Porque tudo dita que, se ele terminar o mandato, quem eleger um candidato pró-Guebuza, também vai querer ajustar contas com Nyusi, tal como está a acontecer neste momento com Guebuza, que está na reforma”.
De salientar que Armando Guebuza não se pronunciou ainda sobre o assunto, entretanto tem mandado muitos recados à FRELIMO.
Fonte: DW África