Implementação da TSU cada vez mais próxima

São vários os moçambicanos, funcionários e agentes do estado que consideram a implementação da TSU (Tabela Salarial Única) um discurso para o “boi dormir”, mas a verdade é não apenas uma medida politica para embalar o furor dos moçambicanos faces ao actual cenário de elevado custo de vida.
É certeira a implementação da nova tabela salarial única, carinhosamente chamada de TSU e a previsão é que até mês de Novembro seja executada na sua totalidade.
Ainda esta semana, quadros de diferentes sectores das finanças e dos recursos humanos, reuniram para ensaios sobre a implementação da nova tabela salarial única. No encontro foram discutidos vários aspectos técnicos relacionados com a aplicação da TSU, dentre eles os critérios.
Constitui um diferencial para esta tabela, em detrimento da cancelada no mês de Junho, o enquadramento dos funcionários de acordo com as carreiras, nível académico, tempo de serviço e a idade deixa de ser um critério chave.
Uma vez concluída a migração para o novo Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Humanos (SNGRH), a implementação total da TSU só carece da aprovação do Conselho de Ministros, visto que a lei que determina a sua implementação já foi aprovada pela casa do povo, a Assembleia da República em Dezembro do ano passado.
Dentre os funcionários das finanças e de outros sectores da função pública a nível central, há quem olha com esperança para os meses de Setembro e Outubro como prováveis para a implementação da TSU face à actual dinâmica dos acontecimentos.