Implementação da TSU deixa de ser UTOPIA
Face ao crescente custo de vida, há quem acredite que a implementação da TSU é uma medida dilatória para enganar os funcionários e que não passa de uma utopia para o pacato Funcionário e Agente do Estado, que tanto esperou por este aumento após sua aprovação em Dezembro de 2021.
Que o processamento de salários de acordo com a nova tabela salarial única (TSU) já é uma certeza, não se tata mais de utopia, pois o governo da República de Moçambique, vezes sem conta já garantiu aos mais de 300 mil funcionários e agentes do estado, que o pagamento de salários de acordo com a nova Tabela Salarial Única é uma realidade para este ano.
Recorde-se que a 26 de Julho do ano em curso, a Vice-Ministra de Economia e Finanças, Carla Alexandra, disse que os trabalhares que não foram abrangidos pelo TSU a quando da sua implementação, assim que se corrigir os erros, receberão os seus ordenados com efeitos retroactivos.
A Tabela Salarial Única já está na sua fase final correcção de correção pelo governo e órgãos sindicais de modo a garantir a sua implementação nos próximos meses.
Segundo informações recebidas de diferentes fontes fidedignas, o processamento de salários de acordo com a TSU está prevista para os meses de Setembro a Outubro, o que vai garantir o processamento dos retroactivos até mês de Novembro.
Enquanto se espera a implementação total da TSU, os salários serão processados de acordo com a Tabela Salarial Antiga com excepção para os auxiliares, agentes de serviços ou aqueles que recebiam o salário mínimo.
Mais não se escreveu!