Novos critérios de enquadramento na TSU
O enquadramento na TSU – Tabela Salarial Única continua matéria de debate no seio dos funcionários e agentes do estado, dividindo opiniões entre sobre a aplicação e não aplicação da mesma ainda neste ano de 2022.
Mais uma vez o governo da República de Moçambique veio a público, ontem, 2ª feira 20 de Agosto, na figura de Max Tonela, Ministro de Economia e Finanças para confirmar a implementação total da nova Tabela salarial Única (TSU) no mês de Outubro, o que vai permitir o pagamento de retroactivos no mês de Novembro, evitando que a dívida seja transferida para 2023 como exercícios findos.
Após algumas semanas de revisão dos critérios de enquadramento, através dos órgãos sindicais e o governo, novos critérios de enqudramento na tabela salarial única foram estabelecidos com vista a beneficiar todos os funcionáruios e agentes do estado.
A revisão da tabela salarial única prevê como critérios de enquadramento na TSU os seguintes elementos:
- Nível académico
- Tempo na carreira
- Tempo na função pública
Assim, foi descartada a idade do FAE como critério para o enquadramento na TSU.
No momento, está em curso o processo de correção dos dados de enquadramento dos Funcionários e Agentes do Estado no SNGRH – Sistema nacional de Gestão dos Recursos Humanos, para evitar correrias de última hora e prováveis atrasos no pagamento dos salários tal como se verificou no mês de Julho.
Em actualização!
Há equívoco fala de Outubro mas nesta notícia fala de Novembro qual é a verdade.
A carreira devia incluir nos critérios. Caso contrário isso não vai funcionar
Aguardamos a vossa disponibilidade.
Sim sm