Notícias

PRM acusada de “agressão brutal” e “terrorismo de Estado” no âmbito da manifestação de homenagem ao Azagaia

Homenagem ao Azagaia

Considerando a actuação das autoridades um “duro golpe à democracia”, Ossufo Momade, Presidente da Renamo, disse que “a polícia tinha o dever de proteger a população, mas começou a disparar de forma indiscriminada contra os manifestantes. Ouviam-se tiros, viam-se agressões brutais, gritos de desespero dos manifestantes e uso de armas, de forma desproporcional”.

Para Momade, a violência policial atropelou a legislação do país sobre a liberdade de manifestação e de reunião, salientando que estes direitos não necessitam de nenhuma autorização de entidades públicas.

Por outro lado, o presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Lutero Simango, repudiou também a violência do último sábado, considerando-a “terrorismo de Estado”.

Continuando, Simango afirmou que a repressão não vai deter a sociedade de exercer os seus direitos constitucionais, lamentando o facto de a violência policial estar a acontecer num momento em que Moçambique é membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O presidente da Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH), uma entidade estatal, mas independente do Governo, Luís Bitone, acusou a polícia de “uso excessivo da força” na forma como lidou com a convocação da marcha de sábado em Maputo.

Em declarações ao jornal O País, Bitone afirmou que“as Forças de Defesa e Segurança actuaram com uso excessivo de força, o seu papel, naquele momento, era de apenas proteger a movimentação das pessoas para evitar excessos por parte dos manifestantes”.

Um homem ficou sem um olho e várias pessoas ficaram feridas, na sequência da carga policial que aconteceu no sábado contra uma tentativa de marcha em homenagem ao “rapper” de intervenção social e activista Azagaia, que morreu no dia 09 de Março em sua casa, vítima de doença.

Além de Maputo, outras cidades moçambicanas também tiveram marchas inviabilizadas pela polícia, mesmo depois de terem sido autorizadas pelas autoridades municipais.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
10 dicas de como ganhar peso de forma saudável Torta de Frango com baixo low carb 10 lugares mais lindos do mundo Capitão América 4: A nova ordem mundial 10 Melhores Parques nacionais de África