Salários de Janeiro espreitam as contas dos FAE’s desde a manhã desta 2ª feira

Salários de Janeiro brilham nas contas dos funcionários e agentes do estado a partir desta 2ª feira.
Parece que o longo jejum chegou ao fim. Depois de quase gastar quase todas economias com a quadra festiva e um Janeiro sem o 13º, depois de visualizadas as folhas na semana finda, eis que começam a ecoar boas notícias em todo Moçambique.
O grito de alegria foi testemunhado na manhã de hoje (23 de Janeiro) pelos colegas (funcionários e agentes do estado) da região central moçambicana, Manica, concretamente no Distrito de Gondola. Finalmente correremos com o processo de matrícula de nossos educandos, com os uniformes e material escolar – assim respiram de alívio os mais de 360 mil funcionários públicos.
Notícias similares chegam ainda de outros distritos da região norte de Moçambique, um dos maiores celeiros minerais de África e do mundo. Certeza e esperança é que tal boa nova se espalhe ainda hoje por mais parcelas deste país.
Os salários do mês de Janeiro foram processados de acordo com a mais recente reforma da tabela salarial única levada a cabo pelo Governo, após receber e acatar conselhos dos diferentes órgãos sindicais. Dentre vários aspectos, o Conselho de Ministros após sua I Sessão para 2023, disse ter aprovado a redução dos salários dos funcionários titulares de cargos de chefia, visando reduzir a diferença salarial entre estes com FAE’s sem nenhum vínculo contratual de confiança com o estado.
Desde Outubro findo, os salários dos funcionários e agentes do estado são processados de acordo com a nova tabela salarial única (TSU) e com a Lei nº 05/2022 de 14 de Fevereiro, revista em Outubro passado.
A Lei n.º 5/2022, de 14 de Fevereiro, define as regras e os critérios para a fixação da remuneração dos servidores públicos, dos titulares ou membros de órgão público e dos titulares e membros dos Órgãos da Administração da Justiça e aprova a Tabela Salarial Única (TSU) a estes aplicável, bem como a Tabela Salarial das Forças de Defesa e Segurança de Moçambique (TSFDS).