Notícias

TSU determina a aposentação de mais de 18 mil funcionários e agentes do estado em Moçambique

De acordo com a ministra de Administração Estatal e Função Pública, Ana Comoane, a implementação da tabela salarial única (TSU) vai implicar a reforma obrigatória de um total de 18 964 funcionários e agentes do estado em solo pátrio, Moçambique.

Em audição as Comissões Parlamentares dos Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos e Legalidades, Plano e Orçamento e Poder Local da Assembleia da República, Comoane esclareceu que a primeira fase da implementação da TSU, consistiu na migração de cerca de 400 mil funcionários e agentes do estado (FAE’s) para a nova plataforma de gestão de recursos humanos do estado (e-SNGRH), o que permitiu perceber a existência de 18 964 funcionários e agentes do estado com 60 anos ou mais.

Segundo Ana Comoane, citado pela CARTA, o estatuto dos funcionários e agentes do estado (EGFAE), determina que, tendo atingido 60 anos com pelo menos 15 anos de serviço prestado, o trabalhador deve aposentar-se.

Continuando, Comoane revelou que dos 18 964 funcionários e agentes do estado com 60 anos ou mais, 2 172 foram efectivamente desligados em Dezembro último, estando os restantes em processo nos seus respectivos sectores laborais.

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso