Receitas

Pudim com ameixas

ameixas

A ameixa é amplamente conhecida como uma fruta que regula o intestino, combatendo a constipação. Essa fama tem uma justificativa científica: excelente fonte de fibras que, quando chegam ao intestino grosso, exercem efeito mecânico, absorvendo água e formando o bolo fecal, e eliminando-o mais facilmente. Dessa forma a sua acção laxativa ajuda a combater a prisão de ventre.

Artigos Relacionados

Estudos apontam ainda que a ameixa é fonte de carboidratos, compostos bioactivos e dos minerais cálcio, potássio, boro e magnésio, que além de equilibrar a função intestinal, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, melhorando a densidade óssea e tem alto poder antioxidante. Importa salientar que é na fruta desidratada que está a maior concentração desses nutrientes.

A ameixa pode ser consumida de diversas maneiras: directa ou combinada com outros ingredientes formando pratos diversificados.

Confira a nossa receita do pudim com ameixas:

Ingredientes

  • 150 g de ameixas pretas;
  • 150 g de margarina;
  • 150 g de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha peneirada;
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó;
  • 1 pitadinha de sal;
  • 3 colheres de (sopa) de leite;
  • 1 colherzinha de essência de baunilha;

pudim com

Modo de preparação

  1. Coloque as ameixas de molho de véspera em água fria e escorra-as no dia seguinte.
  2. Bata a margarina com o açúcar numa tigela, até obter um creme leve e esbranquiçado. Junte os ovos, um a um, batendo bem depois de juntar cada ovo.
  3. Peneire a farinha de trigo com o fermento em pó e o sal e junte-os a massa, misturando sem bater. Adicione o leite misturado com a essência de baunilha. Coloque as ameixas no fundo de uma forma com a capacidade de de um litro.
  4. Tampe a forma ou cubra-a com papel de alumínio. Cozinhe em banho-maria, no forno, perto de uma hora ou até que esteja bem cozido.
  5. Em seguida desenforme e depois de frio e sirva.

Bom apetite!

 

Moza Exames

Conhecimento é liberdade...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo
Como tornar seu fim de semana especial? Confira 10 ideias As 10 praias mais lindas do mundo que você precisa conhecer 10 praias você precisa conhecer em Moçambique 10 Razões para visitar Parque Nacional Kruger Marrocos X Brasil: esgotados 65 mil ingressos para o amistoso