Receitas especiais com repolho para 2023

O repolho é uma verdura de origem asiática que ao longo dos tempos difundiu se primeiramente para países como Alemanha, Polônia e Rússia e mais tarde para o mundo inteiro. Em África, particularmente em Moçambique, o produto foi trazido por europeus.
Actualmente, esse é um alimento que faz um grande sucesso na mesa de grande parte da população ao redor do mundo, sendo usado como ingrediente principal na preparação de diferentes pratos (saladas, tortas, recheios, molhos…).
Confira a seguir algumas receitas com repolho:
Repolho recheado light
O repolho é light e se quer receitas low carb para suas dietas, então esta será uma boa aposta.
Ingredientes
-
- 1 repolho ( tamanho opcional)
- 1 cenoura grande ralada no ralo grosso
- 1 cebola média picada
- 2 tomates picados
- 1/2 pimentão picado
- Vagem picada e cozida no vapor (quantidade opcional)
- 1 a 2 latas de sardinha light
- sal a gosto
- 1 colher (sopa) de azeite de oliva
Modo de preparação
-
- Despetalar o repolho e colocar as folhas inteiras para cozinhar em água e sal;
- Amassar as sardinhas com um garfo e não esquecer de retirar a espinha, em seguida aqueça o azeite numa frigideira e acrescente a cebola, os tomates, o pimentão, a cenoura e a vagem até que fiquem aquecidos;
- Em seguida, escorra as folhas do repolho e recheie com o refogado de sardinha, faça trouxinhas e sirva com molho se desejar.
Bom apetite!
Ver também: Dieta low carb para iniciantes 2023 – Portal Moza Exames
Salada de repolho roxo com molho picante
Ingredientes
Para a salada
-
- 1/2 repolho roxo
- 2 tomates
- 1 cenoura
- 1/2 cebola (crua ou marinada)
- 1 mão cheia de salsinha picadinha
- 4 pepinos em conserva (opcional)
- amêndoas sem casca em lâminas, parmesão e maçã (opcionais)
Para o molho
-
- suco de 1 1/2 limão ou menos se não gostar do molho muito ácido
- 1 1/2 colher de chá de mel, açúcar mascavo ou refinado
- 1 1/2 colher de sopa de molho de soja
- 1 1/2 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
- sal, molho de pimenta tabasco e pimenta dedo de moça sem sementes a gosto
- 1/3 xícara de óleo vegetal
Modo de preparação
Salada
-
- Comece pela cebola caso queira mariná-la para reduzir a sua acidez. Fatie ou rale fininha e deixe marinando em 1/2 xícara de água e 1/4 xícara de qualquer vinagre branco. Deve sobrar um pouco de cebola e você pode guardar a sobra na marinada coberta na geladeira por até 5 dias.
- Lave o repolho por fora e retire as folhas exteriores para se certificar que está tirando a parte suja. Corte-o em 4 no sentido do comprimento e descarte o miolo branco e duro de cada uma das partes, assim fica mais fácil para fatiá-lo fininho. Se preferir ralar, não descarte o miolo.
- Descasque a cenoura, lave e corte ou rale como quiser. Lave os tomates e corte como preferir. Pique os pepinos em pedaços pequenos. Pique a salsinha ou descongele caso já a tenha picadinha no congelador.
Molho picante
-
- Misture todos os ingredientes e depois acrescente o óleo em fio enquanto mistura com um batedor de arame ou um garfo.
- Jogue o molho sobre a salada, acrescente as lâminas de amêndoas e sirva. A salada pode ser guardada tampada na geladeira por até 3 dias, já misturada ao molho.
- Também fica uma delícia com lascas de parmesão e maçã picadinha, mas como o parmesão encharca com o molho e a maçã oxida (escurece), só os acrescente na hora de servir.
Salada de quinoa e repolho roxo
Ingredientes
-
- 1 xícara de quinoa em grãos, de preferência orgânica
- 2 xícaras de chá de água para cozinhar a quinoa
- 1 colher de sopa de cebola picada bem miudinha
- 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- 1/2 xícara de repolho roxo ralado bem fininho
- 1 maçã cortada em cubinhos
- caldo (sumo, suco) de limão a gosto
- sal e pimenta a seu gosto
- folhas de rúcula ou outro vegetal a seu gosto
Modo de preparação
Da quinoa
-
- Comece lavando a quinoa. Encha um prato fundo com água bem quente, adicione a quinoa e deixe repousar por dois minutos. Este processo é muito importante para remover a saponina e outras impurezas
- Escorra a água quente e enxague bem os grãos em água corrente com o auxilio de uma peneira. Deixe escorrendo na peneira enquanto prepara o restante da receita.
- Em uma panela, coloque as duas xícaras de água para ferver. Quando levantar fervura coloque a quinoa e o sal. Mexa de vez em quando ate que levantar fervura novamente. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais uns 10 ou 15 minutos. Cuidado para não cozinhar demais, verifique se passados os 10 minutos esta bem cozida, caso não estiver, deixe por mais 5 minutos.
- Escorra e lave em água corrente para interromper o cozimento.
Montagem da salada
-
- Coloque a quinoa cozida em uma travessa funda, solte os grãos com um garfo. Tempere com sal e pimenta a seu gosto, esprema o limão e coloque o azeite de oliva. Rale o repolho roxo ou corte bem fininho. Outra opção e passar no processador.
- Misture o repolho com a quinoa temperada. Corte as maçãs em pequenos cubinhos e adicione a salada. Esprema limão sobre as maçãs para evitar que escureçam. Sirva com folhas verdes de sua preferência.
Salada de repolho roxo com laranja e pistaches
Ingredientes
-
- 2 xícaras de repolho roxo fatiado fino
- 1 laranja cortada em cubinhos
- 1/4 de xícara de pistaches picados (opcional)
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
- sal e pimenta a seu gosto
- caldo de meio limão
Modo de preparação
-
- Corte o repolho em tirinhas finas, lave bem e coloque em um escorredor para escorrer bem a água. Corte a laranja em pequenos cubinhos, pique os pistaches se for utilizar e corte a cebolinha.
- Em uma saladeira coloque todos os ingredientes e misture bem temperando com sal, pimenta do reino se desejar, azeite de oliva e limão.
- Sirva como acompanhamento, ou se quiser servir como refeição principal pode adicionar nozes ou castanhas para aumentar o valor proteico e servir acompanhada de pão quentinho.
Macarrão com repolho e cenoura
Ingredientes
-
- 250g de macarrão cozido “al dente”
- 1 cebola media cortada em fatias
- 1 cenoura media cortada em meias-luas
- 1/4 xícara de alho poro picado
- 1/4 xícara de salsinha picada
- 5 folhas de repolho verde rasgadas em pedaços
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- pimenta preta moída a gosto
- sal a gosto
Modo de preparação
-
- Em uma frigideira grande aqueça o óleo. Frite a cebola e o alho poro temperando com um pouco de sal. Deixe dourar tendo o cuidado de não queimar. Quando começar a dourar, abaixe o fogo e acrescente as meias-luas de cenoura. Misture bem e deixe refogar por uns dois minutos.
- Acrescente a salsinha picada e em seguida os pedaços de repolho. Verifique o sal, desligue o fogo e reserve. Os legumes devem ficar “al dente”, não deixe muito tempo no fogo. Fica muito mais gostoso e crocante se não cozinhar demais.
Montagem do prato
-
- Cozinhe o macarrão de sua preferência em água e sal tendo o cuidado de deixar “al dente”, ou seja, não cozinhe demais. Escorra o macarrão cozido e coloque em um refractário. Adicione o refogado de legumes, misture e sirva imediatamente. Sirva acompanhado de salada.
- Rápido, simples, nutritivo e muito delicioso. Use a imaginação para inventar coisinhas diferentes e gostosas com o que a gente tem em casa, eu adoro estes desafios.
Yakisoba Vegetariano
O yakissoba é um prato muito comum na culinária oriental, mas que ganhou seu espaço por mesas ao redor do mundo todo. Isso acontece porque essa é uma receita que combina macarrão com legumes e algumas vezes carne – o que não acontece nesse caso -, fazendo com que a refeição seja extremamente saborosa e nutritiva.
Ingredientes
-
- 300 gramas de macarrão instantâneo para Yakisoba
- 1/2 repolho roxo pequeno cortado em fatias finas
- 1/2 repolho verde pequeno cortado em fatias finas
- 2 cenouras descascadas e fatiadas
- 1 cebola em pétalas
- 2 xícaras de chá de flores de brócolis japonês
- 2 xícaras de chá de flores de couve-flor
- 10 cogumelos paris fatiados (se não tiver use champignon)
- 1 pimentão vermelho sem sementes cortado em tiras
- 1 xícara de café cheia de molho shoyu (usei Sakura Premium)
- 1/2 xícara de café de saquê culinário (opcional)
- 1 colher de sopa de amido de milho
- 1 xícara de chá de água filtrada
- 1 colher de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de gergelim misto (branco e preto
Modo de preparação
-
- Ferva água abundante em uma panela grande ou espagueteira. Numa panela wok – ou outra panela grande e funda – aqueça o óleo e toste metade do gergelim. Junte a cebola e refogue até murchar. Acrescente as flores de brócolis, couve-flor, cenoura e pimentão vermelho. Refogue até começar a amolecer e então regue com o shoyu e o saquê.
- Tampe por 2 minutos e junte o repolho e os cogumelos. Continue mexendo sempre, até que os legumes estejam macios, mas ainda inteiros (não deixe desmanchar, o ideal é que fiquem al dente). Enquanto isso cozinhe a massa em água fervente com 1 fio de óleo por apenas 4 minutos.
- Escorra e dê um choque térmico com água fria – esta etapa faz com que o cozimento pare e a massa fique al dente, evita que fique grudenta e pastosa. Para finalizar os vegetais misture o amido de milho na água filtrada e regue os vegetais com esta mistura.
- Mexa até perceber que o molho engrossou. Junte o macarrão já cozido e misture tudo delicadamente até que a massa esteja bem envolvida nos vegetais. Desligue o fogo, polvilhe o gergelim restante e sirva imediatamente.
Fonte: Receitaria